As atividades de extensão são o meio pelo qual se busca aprimorar a qualidade da formação dos estudantes, levando-os a interagir diretamente com a sociedade. Elas são a estratégia transformadora para a Universidade conectar teoria e prática, proporcionando aos estudantes oportunidade de desenvolver habilidades e vivenciar uma educação mais rica e relevante. Para saber mais sobre as diretrizes de atividades extensionistas visite o site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão ou consulte abaixo os documentos publicados.
Em 2025, os projetos de extensão do curso de engenharia naval são:
Analytics aplicado ao monitoramento do desempenho do sistema de transporte aquaviário brasileiro.
Interlocução 2025: Sec. Nac. de Hidrovias e Navegação, Min. de Portos e Aeroportos
O projeto consiste em coletar dados disponíveis nas bases da ANTAQ e do Marine Traffic referentes ao sistema de transporte aquaviário brasileiro, compondo bases de dados que darão origem a indicadores de desempenho associados ao desempenho operacional e à eficiência portuária brasileira, relacionados, por exemplo, à gestão de filas e alocação de berços, à análise de fluxo e padrões de navegação, ao impacto ambiental e emissões, à análise de competitividade e benchmarking e à previsão de demanda e planejamento de capacidade. Esses indicadores são do interesse de diferentes stakeholders, desde setores públicos responsáveis pela regulamentação do setor, até usuários do sistema de transportes aquaviário brasileiro como associações de usuários e autoridades outorgadas.
O vídeo ao lado é um resultado do trabalho de 2025 do grupo.
Coordenadores: Profs. André Bergsten Mendes e Marcelo Martins
Projeto de Ilha flutuante na costa Pernambucana para mitigação dos efeitos sociais decorrentes de possível aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global.
Interlocução 2025: Universidade Federal de Pernambuco
Visa a desenvolver um conceito integrado inovador de cidade flutuante, focado em abordar os desafios decorrentes do aumento o nível do mar, com foco no estudo da cidade Recife localizada no estado de Pernambuco. A abrangência do projeto incorpora conceitos de engenharia naval, destacando hidrostática, hidrodinâmica, ancoragem e energias renováveis. Além de utilizar uma gama diversificada de fontes para os diversos tópicos abordados, o projeto envolve a busca por fornecedores para os componentes da cidade flutuante e estabelece uma parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco para a buscas de melhores soluções incorporando culturas, tecnologias e necessidades locais existentes.
O vídeo ao lado é um resultado do trabalho de 2025 do grupo.
Coordenadores: Profs. Daniel Prata Vieira, Kazuo Nishimoto e Bernardo Andrade
Centro Virtual de Cultura e Tradições Marítimas: ações de
levantamento, arquivo e difusão da história e tradições marítimas brasileiras.
Interlocução 2025: Marinha do Brasil e Fundação Brasil Cidadão (Icapuí, CE)
O projeto tem por objetivo a construção de um Centro Virtual de Cultura e Tradições Navais, o qual será aberto ao público em geral e conterá um repositório de informações sobre tradições e manifestações culturais brasileiras associadas ao mar e aos objetos da engenharia naval e oceânica. Com desenvolvimento de longo prazo, o Centro Virtual representará um local onde as pessoas interessadas nas atividades marítimas, do presente e do passado, encontrarão facilmente informações sobre os assuntos de seu interesse. Com um conteúdo amplo, através deste projeto de extensão são realizados o levantamento de dados e informações através de visitas e entrevistas, a preparação de material informativo, o desenvolvimento da plataforma eletrônica e as ações de divulgação do Centro. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo diferentes cursos da USP e com o apoio da Marinha do Brasil.
O vídeo ao lado é um resultado do trabalho de 2025 do grupo.
Coordenadores: Profs Alexandre Simos, Bernardo Andrade e Jordi Mas-Soler
Podcast Naval – Navegando pelo Conhecimento e Carreira.
O objetivo principal deste projeto é o de desenvolver um podcast regular produzido por alunos de Engenharia Naval e Oceânica da USP, para popularizar e difundir o conhecimento tecnológico, acadêmico e profissional relacionado à área, promovendo a aproximação entre a universidade e a sociedade. Seu público-alvo inclui jovens do ensino médio interessados em carreiras tecnológicas, estudantes de engenharia e público geral com curiosidade sobre o setor naval e oceânico, e profissionais e stakeholders interessados em tendências da área.
O vídeo ao lado é um resultado do trabalho de 2025 do grupo.
Coordenador: Prof. Gustavo Assi