Algumas instruções importantes para os alunos de graduação em Engenharia Naval da EPUSP.

Ingressantes

Informações da POLI durante a pandemia de COVID-19

Apresentação aos novos alunos de 2021.

Estrutura curricular de Engenharia Naval no sistema de graduação da USP.

Nota: Todas as matrículas em disciplinas são tratadas diretamente com o Serviço de Graduação (SVGRAD). Se você não conseguir se matricular normalmente pelo Jupiter Web nas discipinas regulares, terá que fazer um requerimento ao SVGRAD. Alunos não podem cursar disciplinas sem matrícula, portanto, resolva problemas de matrícula no início do curso.

Nenhum aluno pode se matricular em mais de 40 créditos por semestre. Não há exceção para esta regra, mesmo que fique faltando um único crádito para se formar. Fique atento à evoluçào do seu curso.

Alunos de 5º ano

Instruções do “módulo vermelho” no sistema de graduação da USP.

Informações sobre o “módulo vermelho” (módulo de quinto ano) em Engenharia Naval e Oceânica

Instrução do “módulo de pré-mestrado” no sistema de graduação da USP.

Instruções para alunos interessados no Pré-mestrado

Alunos em intercâmbio

Instruções para alunos em intercâmbio (aproveitamento de estudos ou diploma duplo)

Ao retornar do intercâmbio (AE ou DD), o aluno deve entregar a documentação com o histórico escolar do exterior para a CRInt e Serviço de Graduação.

Ao retornar de Diploma Duplo, o aluno deve procurar a coordenaçào do curso e marcar uma reunião para a formalização do “Plano de conclusão do curso após retorno de diploma duplo”. O aluno deve encaminhar esse documento para a CRInt e Serviço de Graduação.

Estágios

Os estágios são tratados exclusivamente pelo Setor de Estágio da Poli. Quem assinará seu contrato de estágio será a Poli e não a coordenação do seu curso. Ajustes de horas ou modificações de contrato devem ser tratadas com o Setor de Estágios, sempre dentro das regras da Poli e da Lei Federal de Estágios.

Fique atento para os limites de horas de estágio, que serão combinadas à carga didática matriculada no seu semestre letivo.

Ter um contrato de estágio assinado pela Poli não significa que este estágio possa ser validado na disciplina Estágio Obrigatório. A disciplina tem regras específicas de carga e tipo de estágio que os alunos de Eng Naval devem fazer.

Alunos em Artigo


Alunos com baixo desempenho no curso incorrem nos Artigos 76 ou 80 do regimento da USP. Eles são acompanhados por um professor tutor e têm suas matrículas aprovadas pelo tutor e pela CoC todos os semestres até a conclusão do curso. Se este é sue caso, você deve ficar atento e seguir o procedimento abaixo todos os semestres!

Todos os semestres você deverá encaminhar um requerimento de matrícula aprovado por seu tutor e de acordo com seu plano de conclusão do curso. Portanto, é importante que leve a sério a situação e planeje bem sua conclusão. Alunos em artigo que não recuperarem o rendimento poderão ser excluídos da USP. Você deve concluir seu curso na Poli em 7,5 anos. Quando esse prazo acabar, o aluno é prontametne jubilado.

Os requerimentos de matrícula deverão ser enviados por um site exclusivo da POLI para alunos em artigo: https://sites.google.com/usp.br/e-artigos. Mas, antes de enviar seu requerimento, o aluno deve preparar a documentação, incluindo o parecer do seu tutor.

Importante! Não espere seu tutor entrar em contato. Cada aluno é responsável por solicitar acompanhamento quando necessário, conversar com seu tutor sobre seu desempenho e coletar os documentos necessários.

SUGESTÃO:

1.     Crie uma pasta no seu computador com todos os documentos ao longo de todo o seu processo em artigo. Mantenha seu processo organizado.

2.     Converse com seu tutor periodicamente. Não deixe para a última hora para solicitar seu parecer sobre a sua matrícula. 

3.     Os tutores acompanham vários alunos e podem se esquecer dos detalhes de cada um. No início da conversa, lembre seu tutor do seu caso e recorde-o do que acertaram nas interações anteriores.

4.     Escreva num documento os pontos combinados com seu tutor, fazendo um registro do que acertaram ao longo do processo; tipo uma ata de cada reunião.

5.     Elabore, com seu tutor, um plano de conclusão que seja factível. Não adianta encher a grade com disciplinas e não conseguir aprovação. Lembre-se que esse foi o motivo que o fez cair em artigo!

6.     Escute as recomendações do seu tutor, principalmente quando ele sugerir que você se matricule num número menor de créditos num semestre. A maioria dos problemas surgem quando os alunos tentam dar um passo maior que a perna, estragando o plano de conclusão.

O QUE FAZER PARA SOLICITAR MATRÍCULAS:

1.     Junte os documentos abaixo:

  • a.     Plano de conclusão (baixe modelo no site). Cuidado com excesso de créditos num semestre e com os possíveis conflitos de horários entre as disciplinas.
  • b.     Histórico escolar atualizado (Salve o PDF do Júpiter, seu tutor não tem acesso a ele).
  • c.     Lista de disciplinas em que vai solicitar matrícula no próximo semestre (baixe modelo do site).
  • d.     Justificativa do seu desempenho no semestre anterior. (Se não conseguiu ser aprovado nas disciplinas previstas no plano, justifique a queda no desempenho e proponha atualização do plano.)
  • e.  Se for o caso, junte atestado médico ou psicológico.
  • f. Modelo de parecer do tutor (já preenchido com seus dados)

2.     Envie todos estes documentos para seu tutor solicitando seu parecer. Ele deverá te responder com um parecer assinado.

3.     Submeta todos estes documentos no site.

Todo semestre o tutor fará a análise da documentação do tutorando para acompanhar seu rendimento acadêmico. Fique atento aos prazos em cada semestre. É fundamental que a entrevista com seu tutor seja feita com antecedência suficiente.

Instruções sobre matrículas com conflitos de horários.

Seguem esclarecimento sobre as muitas solicitações de matrículas com conflitos de horário. O esclarecimento é necessário para que vocês entendam quais as restrições e prerrogativas que regem os conflitos.

Alguns pontos iniciais:
1. De todas as unidades da USP, apenas a POLI e mais uma permitiam matrículas com conflitos de horário. Por isso mesmo, essa possibilidade não existe automaticamente no Jupiter e precisa ser solicitada por requerimento.
2. A possibilidade de matrícula com conflito na POLI vale apenas para alunos ingressantes até 2018. A CG da POLI decidiu pelo final total de matrículas com conflito para ingressantes a partir de 2019. Portanto, conflito é uma coisa de deverá acabar na POLI nos próximos anos.
3. O princípio forte que não pode ser infringido é a presença mínima nos cursos matriculados. A USP funciona majoritariamente com cursos presenciais. Cursos que não exigem a presença do aluno em sala de aula são exceção e seguem outro protocolo de verificação de presença, como nos cursos planejados em EaD. Em ambos os casos, os docentes são obrigado a providenciar um método de verificação de presença que seja auditável, já que a presença no curso é inquestionável.
4. A USP não pode, por consistência regimental, permitir que um aluno se matricule em disciplinas que não o permitam atender às aulas com a presença mínima requerida em cada uma delas. 

Sendo assim:
5. Os alunos da POLI ingressantes até 2018 podem solicitar matrícula em conflito de horário desde que a presença em todas as disciplinas matriculadas seja superior a 70% de cada curso.
6. A CG estabeleceu outras restrições para a matrícula, a saber: o aluno deve ter cursado uma das disciplinas pelo menos uma vez anteriormente, há créditos máximos em conflito dependendo da evolução do curso, dependência do biênio, carga horária semanal máxima incluindo estágio, etc. Veja normas no link abaixo.
7. As CoCs da POLI têm a prerrogativa de avaliar as solicitações de matrículas em conflito de horário considerando as restrições do item 6 logo acima. Dependendo do julgamento, a CoC pode permitir a matrícula flexibilizando algumas dessas regras. Mas a CoC não tem a prerrogativa para matricular alunos em disciplinas que não permitam presença de 70% nos cursos. 

Em suma:
8. A CoC não “avalia” nem “autoriza” matrículas com conflito quando a grade horária solicitada não permite presença nos cursos. Esta restrição objetiva é da USP e não está em nossas mãos.
9. A CoC pode autorizar matrícula em conflito quando essa restrição acima não for violada. Podendo flexibilizar as demais restrições de mérito.

Leia as regras de matrículas em conflito que se aplicam aos alunos da POLI ingressantes antes de 2019.

Baixe a planilha de simulação para verificar se sua grade passa nas restrições de conflito. Envie essa grade junto com seu requerimento de matrícula para facilitar o cálculo.