Alguns documentos importantes para os atuais alunos de graduação em Engenharia Naval da EPUSP.

Informações da POLI durante a pandemia de COVID-19

Apresentação aos novos alunos de 2021.

Estrutura curricular de Engenharia Naval no sistema de graduação da USP.

Instruções do “módulo vermelho” no sistema de graduação da USP.

Instrução do “módulo de pré-mestrado” no sistema de graduação da USP.


Instruções sobre matrículas com conflitos de horários.
Prezados alunos,

Seguem esclarecimento sobre as muitas solicitações de matrículas com conflitos de horário. O esclarecimento é necessário para que vocês entendam quais as restrições e prerrogativas que regem os conflitos.

Alguns pontos iniciais:
1. De todas as unidades da USP, apenas a POLI e mais uma permitem matrículas com conflitos de horário. Por isso mesmo, essa possibilidade não existe automaticamente no Jupiter e precisa ser solicitada por requerimento.
2. A possibilidade de matrícula com conflito na POLI vale apenas para alunos ingressantes até 2018. A CG da POLI decidiu pelo final total de matrículas com conflito para ingressantes a partir de 2019. Portanto, conflito é uma coisa de deverá acabar na POLI nos próximos anos.
3. O princípio forte que não pode ser infringido é a presença mínima nos cursos matriculados. A USP funciona majoritariamente com cursos presenciais. Cursos que não exigem a presença do aluno em sala de aula são exceção e seguem outro protocolo de verificação de presença, como nos cursos planejados em EaD. Em ambos os casos, os docentes são obrigado a providenciar um método de verificação de presença que seja auditável, já que a presença no curso é inquestionável.
4. A USP não pode, por consistência regimental, permitir que um aluno se matricule em disciplinas que não o permitam atender às aulas com a presença mínima requerida em cada uma delas. 

Sendo assim:
5. Os alunos da POLI ingressantes até 2018 podem solicitar matrícula em conflito de horário desde que a presença em todas as disciplinas matriculadas seja superior a 70% de cada curso.
6. A CG estabeleceu outras restrições para a matrícula, a saber: o aluno deve ter cursado uma das disciplinas pelo menos uma vez anteriormente, há créditos máximos em conflito dependendo da evolução do curso, dependência do biênio, carga horária semanal máxima incluindo estágio, etc. Veja normas no link abaixo.
7. As CoCs da POLI têm a prerrogativa de avaliar as solicitações de matrículas em conflito de horário considerando as restrições do item 6 logo acima. Dependendo do julgamento, a CoC pode permitir a matrícula flexibilizando algumas dessas regras. Mas a CoC não tem a prerrogativa para matricular alunos em disciplinas que não permitam presença de 70% nos cursos. 

Em suma:
8. A CoC não “avalia” nem “autoriza” matrículas com conflito quando a grade horária solicitada não permite presença nos cursos. Esta restrição objetiva é da USP e não está em nossas mãos.
9. A CoC pode autorizar matrícula em conflito quando essa restrição acima não for violada. Podendo flexibilizar as demais restrições de mérito.

Leia as regras de matrículas em conflito que se aplicam aos alunos da POLI ingressantes antes de 2019.

Atenciosamente,
CoC Naval