Laboratórios e grupos de pesquisa relacionados com a Engenharia Naval e Oceânica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

TPN - Tanque de Provas Numéricowww.tpn.usp.br
LabRisco - Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Riscowww.labrisco.usp.br
NAMEF - Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade EstruturalNAMEF
Loopin - Laboratório de Otimização e Projeto Integradowww.loopin.pnv.poli.usp.br
CEGN - Centro de Estudos em Gestão Navalwww.gestaonaval.org.br
CILIP - Centro de Inovação em Logística e Infra-Estrutura Portuáriawww.usp.br/cilip
LMO - Laboratório de Mecânica Offshorewww.lmo.poli.usp.br
NDF - Núcleo de Dinâmica e Fluidoswww.ndf.poli.usp.br
RCGI - Research Centre for Gas Innovationwww.rcgi.poli.usp.br

www.usp.br/tpn

O TPN, é um laboratório que congrega as maiores vantagens experimentais integrado com processos computacionais de alto desempenho visando os melhores projetos de sistemas oceânicos e outros sistemas flutuantes offshore, portuários e fluviais. O TPN é o resultado de uma parceria de sucesso entre a Universidade de São Paulo e a Petrobras. As instalações físicas do laboratório foram inauguradas em 2002 na Escola Politécnica da USP e realizaram diversas analises de projetos que propiciaram grandes avanços na exploração e produção de petróleo no Brasil. Desde então, o laboratório tem se empenhado no projeto e análise de sistemas flutuantes usando um simulador próprio poderoso, com processamento paralelo desenvolvido por sua equipe de pesquisa.

LABRISCO

Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco

www.labrisco.usp.br

As finalidades do laboratório são: realizar análise e avaliação de riscos associados à operação de sistemas complexos e/ou críticos de segurança; desenvolver modelos e procedimentos relacionados à análise, avaliação e ao gerenciamento de riscos; estruturar e implementar um conjunto de bancos de dados relativos a acidentes, incidentes, sistemas, equipamentos, procedimentos operacionais, causas e consequências de eventos de risco; e disseminar o conhecimento e a cultura de avaliação de risco.