O Departamento tem como meta oferecer um curso de graduação que seja reconhecido no país como um modelo na formação de Engenheiros capazes de projetar, integrar e gerenciar grandes sistemas.

Para atingir esta meta, adotou-se uma estrutura curricular que privilegia a visão sistêmica e possibilita uma formação diversificada, imprimindo ao curso uma visão orientada ao projeto. Com o objetivo de manter a motivação do aluno ao longo do curso, as disciplinas fazem uso intensivo de laboratórios e recursos de informática, além de empregarem técnicas modernas de aprendizado. Adicionalmente, o curso procura propiciar ao aluno a inserção em outros contextos de aprendizado, que envolve a interação com outras escolas de engenharia do país e do exterior e a participação em eventos da comunidade naval e oceânica.

Projeto Pedagógico do curso

Programa de disciplinas do curso

Informações importantes para os atuais alunos de Engenharia Naval

Objetivos do curso

A formação do Engenheiro Naval tem base sólida nas disciplinas básicas e nos fundamentos da Engenharia, o que confere ao egresso a capacitação de, mais do que adaptar-se à contínua evolução da tecnologia na sociedade, ser agente do desenvolvimento tecnológico.

O curso é multidisciplinar. Além de disciplinas de fundamentos da Engenharia, de disciplinas da Área Mecânica e de matérias específicas da Engenharia Naval e Oceânica, o curso inclui conteúdos sobre Ciências Ambientais, tópicos em Administração e Economia e disciplinas optativas da livre escolha do aluno. Tal multidisciplinaridade instrumentaliza o profissional para realizar intervenções tecnológicas com visão abrangente e integradora, competência técnica e gerencial, responsabilidade social e compromisso quanto à sustentabilidade ambiental.

Disciplinas específicas sobre Projeto tratam da abordagem sistêmica, em que os problemas complexos são enfrentados por meio de recortes da realidade – os sistemas – e seu desmembramento em diversos níveis. As representações do todo e das partes são feitas de forma tão simplificada quanto possível, mas sem desconsiderar os aspectos essenciais. Levam-se em conta todas as interações relevantes entre as partes e delas com o seu entorno. Objetiva-se que o aluno adquira a habilidade de modelar os problemas tecnológicos segundo esta abordagem e de aplicá-la para conceber e detalhar soluções que atendam, na melhor forma de compromisso possível, aos requisitos pertinentes, sejam técnicos, econômicos, sociais, ambientais ou outros.

Integração de ensino, pesquisa e extensão

A motivação dos alunos e sua inserção em outro contexto de aprendizado é estimulada através da participação em atividades de pesquisa e extensão do Departamento. Os alunos podem se engajar nos grupos de pesquisa através de bolsas de iniciação científica concedidas por órgãos de fomentos como FAPESP, CNPq e ANP ou de estágios/monitorias oferecidos pelo Departamento.

Atualmente, cerca de 20% dos alunos do curso de engenharia naval participam destas atividades. O Departamento tem como objetivo proporcionar esta oportunidade a 40% dos alunos que ingressem na habilitação.

Perfil comum dos egressos da POLI USP

Para a consecução desses objetivos gerais, os cursos de Engenharia da Escola Politécnica da USP foram planejados a partir de conceitos que deveriam garantir a formação do seguinte perfil dos egressos: adequada formação científica; sólida formação em técnicas da engenharia; capacidade de interpretação, análise e crítica das organizações; preparo para enfrentar situações novas, com iniciativa e criatividade; capacidade de buscar e gerar conhecimento tecnológico e metodológico; consciência e preparo para ser um agente da evolução econômica e social; e consciência para desenvolver uma conduta profissional ética.