2021-2030: A Década do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável

Em 5 de dezembro de 2017, as Nações Unidas proclamaram uma Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada de 2021 a 2030. Esta Década fornecerá uma estrutura comum para garantir que a ciência dos oceanos possa apoiar plenamente as ações dos países para gerir de forma sustentável os Oceanos e mais particularmente, para cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Década proporcionará uma oportunidade “única na vida” de criar uma nova base, através da interface ciência-política, para fortalecer a gestão de nossos oceanos e costas para o benefício da humanidade.

www.oceandecade.org

Entregando ciência para o futuro que desejamos
Ocean Science combina uma variedade de disciplinas (oceanografia física, geológica e química, bem como biologia marinha) que estudam e fornecem dados sobre o ambiente marinho global (organismos marinhos, dinâmica do ecossistema, correntes oceânicas, ondas, dinâmica de fluidos geofísicos, placas tectônicas e o geologia do fundo do mar, bem como fluxos de várias substâncias químicas e propriedades físicas dentro do oceano e através de suas fronteiras).

Ao longo das décadas, a Ocean Science evoluiu para integrar novas necessidades sociais e encorajar novas parcerias entre oceanógrafos que trabalham em diferentes disciplinas, levando a novas descobertas sobre o papel do oceano na regulação do clima e nos processos costeiros do oceano.

A Ocean Science pode apoiar as operações comerciais (indústria naval, pesca e aquicultura, etc …), bem como atividades de conservação e gestão ou comunidades costeiras, prevendo perigos oceânicos, prevenindo e mitigando riscos de desastres.

Por exemplo, a descoberta de redemoinhos oceânicos foi importante para uma compreensão da circulação oceânica, propagação do som no oceano, produtividade da pesca e outros processos oceânicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *